quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Os cafés para Gatos são grande sensação no Japão


Os japoneses vão aos cafés que hospedam gatos de rua para intergir com estes místicos mínimos.

Aparentemente, os cafés para gatos são o que hoje, um estilo de vida particular dos japoneses. Esses cafés são lugares onde as pessoas podem ir, beber café e passar um tempo com os pequenos felinos (o que faz com que o leite saia mais caro). A Revista Vice relata que nos últimos cinco anos houve 79 desses cafés no Japão. 

O segredo do sucesso desses cafés tem a ver com a hiper-urbanização japonesa . A maioria dos japoneses vive em prédios de apartamentos com regras rígidas de convivência, onde é proibido ter animais de estimação. Somente as pessoas que vivem em condomínios familiares podem ter animais de estimação, o que torna muito difícil para os jovens terem gatos. E os japoneses amam os gatos, já que a fina linguagem silenciosa dos gatinhos é um espelho de seu refino e timidez. Além disso, uma vez que geralmente não se envolvem em conversas com estranhos, os gatos são uma maneira de baixar a solidão, que é mostrado dramaticamente em um par de romances de Haruki Murakami. 
 
O correspondente da Revista Vice  no Japão diz que os gatos dos cafés não são gatos de pedigree, mas não importa, são os amos dos cafés e se sente isso quando você entra em um desses cafés, pois os gatos o sabem e se movem altivamente, vibrando a sua superioridade. O que pode ser um problema para alguns desses empreendimentos, que  prometem aos seus clientes que receberão um pouco de amor felino no deserto urbano.

Fonte: http://pijamasurf.com/2010/11/los-cafes-para-gatos-son-la-gran-sensacion-en-japon/








Tambem houve a reportagem:

14/01/2009 - 07h41 - Atualizado em 14/01/2009 - 07h41 - Gazeta online

Cat café. Bares que 'alugam' gatos viram mania no Japão -BBC

A mais nova mania entre os japoneses é a de freqüentar os chamados "cat cafés", locais onde os clientes podem aproveitar da companhia de gatos.Por cerca de US$ 10 (pouco mais de R$ 23), o cliente pode passar uma hora em um desses estabelecimentos. Em um deles, o Ja La La Café, no agitado bairro de Akihabara, em Tóquio, cerca de 12 gatos fazem as honras da casa. Os clientes podem acariciá-los ou apenas tirar fotos de seus bichanos preferidos. A maioria é de homens solteiros. Um deles, Yutsuke, se confessa bastante tímido com outras pessoas. Ele conta que gostaria de ter seu próprio gato, mas como mora sozinho e está sempre viajando a negócios, prefere freqüentar os "cat cafés".



Nenhum comentário: